18.6.09

Carisma: eu não tenho

grazi

Carisma: Eis uma característica que ou se tem, ou não tem. Quero dizer, não é algo que se desenvolva ao longo da vida, aprendendo, ou treinando. Ou a gente nasce com ou, sorry, vai arranjar outras maneiras de vencer na vida.

Tem quem ache que carisma é uma linguagem de expressão, uma técnica, algo a ser estudado e desenvolvido e especializado com muito treino e prática. Fulano de tal é “técnico” em carisma, já sicrano é ‘pós-doutorando’. O The Sims também acha. Tanto que os personagens treinam na frente do espelho e ganham “pontos de carisma”. Haha.  Interessante.

Mas não existe técnica ou tampouco “pontos” de carisma. Carisma está nos trejeitos, no timbre da voz, no sorriso fácil. Se eu vou treinar esses atributos na frente do espelho, eu vou virar uma farsa. Irei forçar a voz para ficar menos esganiçada (e de taquara rachada), irei fingir sorrisos e gesticular de modo antinatural a mim. Eu não vou mais ser eu.

Sim, isso mesmo, eu tenho consciência de que não sou lá uma pessoa muito carismática. Tampouco sei me comportar muito bem socialmente. Acho minha voz insuportável, rio de coisas que não deveria, não sorrio o tempo inteiro, às vezes falo alto de mais e não tenho o dom da empatia e de fazer todos à minha volta se sentires importantes.

A simpatia, essa a gente pode adquirir. Eu mesmo estou me forçando a cumprimentar mais as pessoas, sorrir pra elas, perguntar sobre como estão, se precisam de alguma coisa. Naturalmente eu sou mais fechada. Mas o carisma não se resume a isso. O carisma transcende a técnica, é algo inato, que nascemos com ou sem. Mas também não é o único modo de ganhar a vida, creio que seja um catalisador. Se você não o tem, como eu, não se desespere: apele para a sua inteligência, para sua perspicácia, para seu humor refinado, ou, você não tem nada de muito interessante, vá para uma academia e se concentre em virar o(a) gostosão(ona) do pedaço, sei lá.

3 comentários:

Lívia disse...

hahahah Eu tbm não tenho! Admiro quem tenha!
Eu sou uma frô!!! Só vc vendo!! rs

bom final de semana amore!!

bjinhos

Lu disse...

Oi G!
Achei teu blog muito carismático!!!... (confesso que fiquei com certo medo disso ser considerado uma ofensa he he!) É muito massa mesmo! (é sério isto?, vi tu escrever "massa" em algum lugar do blog, isto eu dizia quando tinha 17, é alguma coisa retrô ou agora voltou o "massa"? arghhh!! papo de tia que já tem 38!!
Vou ser leitora assídua, G! Que nem "assinante" he he
Beijinho
Lu

Haline disse...

olha, eu acho que devo ter pq mesmo qdo eu sou super antipática, as pessoas cismam em ficar perto. as vezes corto mesmo a pessoa sabe como? e elas se desculpam. é tão chato. não sei se são elas ou eu.