12.11.08

Vitimização Inconsciente

Você pode dizer que não, mas no seu inconsciente, você se faz de vítima. Quando convém, é claro. 

Bem ou mal, a vitimização é um ótimo subterfúgio.
É a perfeita desculpa para os nosso fracasso.

Hoje estava conversando com uma amiga, a Lara*, e estávamos estressadas, chateadas com certos acontecimentos, bem como com a imensa quantidade de provas e compromissos que temos ultimamente. 

"Ontem eu tava pensando na vida, e cheguei à conclusão que a minha vida tá uma merda".

Será que este "pensando na vida" não foi um pouco tendencioso?
Será que não fazemos questão de pensar de uma forma que nos leve a acreditar que a nossa vida é uma merda, que tudo que acontece com a gente é uma merda, que é uma conspiração do destino pra que tudo dê errado, que somos injustiçados, etc.?

Foi isso que eu disse pra ela. Como esperado, Lara* respondeu imediatamente que não, óbvio que não era isso, ela tem certeza que não está se fazendo de vítima, ela não faz essas coisas.

Claro, eu disse a ela, a gente não faz isso de propósito, e nem gosta de pensar que faz, afinal, é tudo inconsciente, é tudo subterfúgio, é tudo desculpa esfarrapada pra nós mesmos.

É o mesmo que ocorre quando temos uma prova muito difícil pela frente e ficamos batucando no cérebro: "sou burra, sou burra!". Sim, isso facilita tudo. Sermos burras já é o juízo final, é o fim de tudo. Mesmo estudando a gente nunca vai conseguir aprender, pois somos burras. Bela desculpa.

Ou também quando eu acordo pela manhã, sonâmbula, e penso: "ai, eu tou muito cansada, minha rotina tá muito pesada, mereço dormir". E falto a aula. 

Esse esquema de vitimização só leva a um caminho: auto-sabotagem. No final das contas nos boicotamos, acabamos indo muito aquém das nossas capacidades.

Paremos com essa burrice de ir pelos caminhos mais fáceis e acreditarmos nas nossas prórpias desculpas. Elas nos aprisionam.

FICADICA!

3 comentários:

Gabriela disse...

concordo sim contigo quando tu diz que é uma tendência nós nos fazermos de vítima, mas discordo um pouco da razão. Minto! achei umoutra razão, digamos assim: além desse negócio de auto-sabotagem, de ir pelo caminho mais fácil, uma das razões do fazer-se de vítima é a dificuldade que temos pra peneirar (verbo fuui) as coisas ruins, a fim de ficarmos só com as boas. do tipo: quando dizemos que nossa vida tá uma merda, nunca que vamos pensar em tudo de bom que nos aconteceu. vamos, decerto, lembrar das ruins, chegando à conclusão de que nossa vida é ruim, não há outra saída senão o pior caminho.
não que faça muito sentido :B beesos muito bom esse teu pensamento hermana! (:

Gabi disse...

Gabi, faz séculos que não te visito! Ando tão busy :T Concordo contigo em relação ao livro: é muito bom, mas e queria ter entendido mais HAHA E eu falto taaaa aaaaaanta aula. Acho que a sensação (só a sensação) de que não pago nada o.O

Tava com saudade daqui! :*

Tati disse...

Oi, guria! Retribuindo a visita.

Eu pratico a auto-sabotagem e nao tenho vergonha de dizer, atè pq quase todo mundo o faz. E' uma pena...