18.12.08

Dicotomia Temperament/Caráter e... FELIZ NATAL!

PhotobucketOie! Tô passando voandoo por aqui, acabei de chegar de um trabalho suuuper cansativo e estou super atrasada (vou ao cinema assistir Queime depois de Ler), mas tenho que dar uma satisfação né! risos.
Dei uma pesquisada, e encontrei a resposta do post passado... quer dizer, encontrei uma resposta que, pelo menos pra mim, satisfaz. A alma ilimunada em que eu busquei ajuda chama-se Diogo Lara, um psiquiatra especializado em humor e temperamento. Não, eu não fui até o consultório dele. Comprei um livro, chamado "Temperamento Forte e Bipolaridade - dominando os altos e baixos do humor". Neste, inesperadamente, encontrei uma teoria convincente sobre nossa personalidade. O que Diogo faz é o seguinte, sinteticamente: ele, com base em estudos e análises epidemiológicas psiquiátricas, faz uma divisão entre "temperamento" e "caráter". Assim:

"O temperamento, que também conhecemos por "gênio", está ligado às sensações e motivações básicas e automáticas da pessoa no âmbito emocional. É herdado geneticamente e regulado biologicamente e pode ser observado nos primeiros anos de vida. (...)

Enquanto o temperamento tem a ver com este plano emocional básico do indivíduo, suas sensações e motivações, o caráter decorre mais das experiências e modelos que formam nossas memórias e padrões psicológicos (caráter nesse contexto não significa somente boa índole ou valores morais sólidos).

O temperamento define o que mais naturalmente se salienta no mundo para cada um e influencia os tipos de experiências em que nos envolemos e como reagimons instintivamente a elas. A interpretação destas experiências gera um significado que por sua vez lapida a expressão do temperamento, que é o caráter. Assim, é claro que o temperamento e o caráter se influenciam e interagem e nem sempre é fácil diferenciar o que provém do caráter e o que provém do temperamento. A combinação deste temperamento com o caráter que se forma pela experiência é o que definimos como personalidade." (pgs. 13/14).

Essa teoria me satisfez bastante, ainda mais por sua credibilidade, uma vez que encontra fundamento na Psiquiatria.
Agora tenho que partir... Viajarei amanhã e ficarei fora por uns 8 dias. Então queria aproveitar o momento pra desejar um FELIZ NATAL, e agradecer a todos que lêem esse humilde blog, que passam de vez em quando por aqui e também os que estão lendo pela primeira vez. UM BEIJÃO!

6 comentários:

ari disse...

Lendo pela primeira vez!! ;)

Obs: qto a Mallu Magalhães, vi a entrevista dela no Jô Soares e quase tive um treco, lendo a reportagem dela na Época terminou de que essa menina é uam monguinha, e o que o Camelo está fazendo com ele mesmo???

tarsila disse...

Nunca tinha visto teu blog. Li ali embaixo sobre a Magalhães e, francamente, o melhor comentário deixado na entrevista da Época foi:

Pa Pa Pa Pa Paaa - SP/São Paulo - 12/12/2008 13:01:08
"Eu sempre quis fugir com o circo, mas nunca pude fugir. "
PALHAÇOS, LEVEM ELA DAQUI! HAIUehIUAEHuHAIEUhUAEHiuhEA

Somewhere in World disse...

A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham
em nossa caminhada pela vida.

Feliz Natal amoreca!!

bjinhos

Bruh disse...

Bipolaridade é um tema que muito me interessa, demais. Adoro a literatura a respeito dele.

Bonne Année :]

Haroldo disse...

Oq eu faço se meu temperamento e meu caràter sao geneticamente e naturalmente ruins, pessimos, sociologicamente inadequados?

ruins? devo ir a um psicólogo, me atirar de um precipicio, ou odiar a mallu magalhaes?

dizem que ela toca country, talvez seja um bom country...

posso dizer tambem que és mais interessante que tal cantora de country music, até mesmo pelo simples fato de nao tocar country music ehehe

boas férias e o blog continua interessante...

Gabi disse...

Oi
Passei pra dizer que tem dois selinhos pra vc!!
Passa no meu blos pra pegar.

Bjão...
P.S.: como é o pessoal do direito?rs, ta me dando medinhu...shauhsua