9.12.08

A NATUREZA DA NOSSA PERSONALIDADE

Estava refletindo sobre a natureza da nossa personalidade. Mas não consigo me decidir entre duas possibilidades.

Seria a nossa personalidade:

1) um comportamento, e, sendo assim, uma escolha? Ou seja, algo facilmente mutável?
2) Algo intrínseco a nós (que nasceu conosco, está gravado em nosso DNA)? Que constitui nossa natureza e, por conseguinte é, para não dizer impossível, muito difícil de mudar?

Esse ponto adentrou meus pensamentos de forma meio devastadora, uma vez que sinto na pele esse dilema! Fico me perguntando até que ponto eu deveria mudar alguns aspectos da minha personalidade, e até que ponto eu deveria “me respeitar”, aceitando que são certos “defeitos” os quais fazem parte do meu jeito de ser, da minha natureza. O limear é estreito!

Adoraria que vocês dessem suas opiniões. Um beijão!

OBS: uhuul, o semestre acabou, estou de “férias”! As aspas são em função de eu ter que passar o período de veraneio inteiro em 'Forno' Alegre, haja vista meu trabalho!

10 comentários:

fê! disse...

ahh eu opto pela 2, mas acho que ela é modelável, de modo que tenha um modelo fixo, mas que possa sofrer mutações de acordo com as influências que vão surgindo ao longo da vida.

beijo querida! *;

Deborah disse...

eu... não sei. eu acho que temos que testar e sempre testar o quanto conseguimos mudar.

Camille disse...

Acho que é um pouquinho de cada coisa.
Adorei seu blog!
=*

Gabi disse...

Acho que é feito das duas. Algumas coisas eu puxei muito do meu pai, com quem eu não convivo. Sei disso porque minha mãe fala. Ela até diz: "Você é mesmo filha do seu pai!". Isso eu acho que vem junto com o DNA, sei lá. Acho que as nossas características que nos incomodam, elas podem ser mudadas, basta querermos! ;D

Beijos!

Tiago Medina disse...

Oi, Gabriela.

Bela discussão. Acho que a nossa personalidade é sim algo que nasce conosco e é uma coisa beeem difícil de ser modificada. Entretanto, personalidade não é igual a comportamento - esse sim de certa forma fácil de ser mudado.
Acho que não é questão de se respeitar aceitando os defeitos, mas sim de se adaptar a situações. Volta e meia pensei sobre isso sem me dar conta. Dependendo das situações, o jeito é mudar...

beijo

Mauro Castro disse...

Guria, como diria a Marta: relaxa e goza. É meu lema.
Há braços!!

lu disse...

hauehuahu adorei o último comentário =P
eu acho, como quase todo mundo, q é uma mistura dos dois... eu tb penso muito nisso e mudo bastante de opinião, mas vou dar a mais atual hehe Acredito que podemos escolher entre nos conformarmos e nos respeitarmos, resignando-nos aos nossos supostos limites, ou ultrapassá-los, mudando coisas em nós com o intuito de melhorar, de evoluir... eu escolho a segunda opção ;) acho q a capacidade q temos de superar a nós mesmos não é à toa. claro q algumas coisas são bem difíceis de serem mudadas, e nem queremos virar algo totalmente diferente do q acabamos nos tornando (certamente TB por vontade própria), mas acho essencial a busca por nos tornanrmos melhores, mudando algumas coisas de vez em qd, mesmo q esse processo demore bastante às vezes. it's evolution, babe ;) hauehuahuea
beijos, te amo.

lu disse...

ah! eu acho q comportamentos reiterados acabam se tornando parte de nossa personalidade =)

Mariana disse...

Eu acredito mais na opção 2, mesmo não descartando completamente a 1.
Podemos pensar que existem aspectos que são um comportamento e outros que são genéticos...
Bjos

olivia carromeu disse...

Bom, como sou espirita, acredito que nascemos com algumas características. E que essas caracteristicas são perfeitamente mutáveis. Tudo depende de nossa vontade em querer mudá-las. Acreditamos sobretudo que tais atributos são intrínsecos à Deus. Então essas questões para mim envolve o pai CRIADOR.